segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Emirados Árabes Unidos aprovam acordo nuclear com EUA


O Conselho de Ministros dos Emirados Árabes Unidos aprovou hoje acordo de cooperação nuclear assinado com os Estados Unidos em janeiro.
O gabinete, liderado pelo primeiro-ministro, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, deu seu sinal verde ao acordo como parte de um programa para o desenvolvimento de energia nuclear com fins pacíficos. Este pacto permitirá que companhias americanas concorram em licitações bilionárias no âmbito nuclear nos Emirados Árabes. O emirado de Abu Dhabi planeja construir reatores nucleares capazes de gerar 40 mil megawatts.
O acordo assinado com Washington em 15 de janeiro deste ano permitirá também que os Emirados Árabes tenham acesso à tecnologia nuclear civil americana. Os países com os quais os EUA têm este tipo de acordo recebem tecnologia nuclear de Washington e têm acesso ao mercado internacional de combustível e peças em troca de cumprir o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Washington considera que os acordos de cooperação nuclear obrigam os países a se comprometer com o uso pacífico da energia e da tecnologia nuclear, o que promove os esforços de não-proliferação.


Indiara Brancher

Nenhum comentário:

Postar um comentário