Neste domingo (17), durante a manhã em Nova York, às 8h locais (9h de Brasília) começou o exercício de alerta à explosão terrorista no “Marco Zero”, onde se localizava o World Trade Center, que foi destruído pelos atentados ocorridos no dia 11 de Setembro de 2001.
Vários carros de bombeiros se encontravam no local, que estava praticamente deserto durante a manhã,já que as autoridades haviam avisado a população previamente sobre o exercício. Na entrada do túnel sob o Rio Hudson que liga Manhattan a Nova Jersey, dezenas de bombeiros se reuniram. As "bombas" explodiram às 8h01, 15 minutos depois dezenas de bombeiros munidos de máscaras de oxigênio começaram a entrar na estação situada sob o local, com diversos equipamentos e macas.
O túnel ficou enfumaçado para simular condições reais. O trem normalmente deveria estar transportando aproximadamente 700 pessoas, mas na realidade neste domingo de manhã apenas 150 estavam a bordo. O exercício, para o qual participaram cerca de 800 bombeiros e policiais, simula as conseqüências da explosão simultânea de duas bombas em um trem da linha ferroviária PATH,que parte do local onde ficavam as torres gêmeas em Manhattan.
Amanda Hirt