sexta-feira, 24 de abril de 2009

PROBLEMAS NUCLEARES

Governo dos Estados Unidos promete tomar decisões mais drásticas se Irã não rever seus planos nucleares. Em reunião com o Comitê de Relações Exteriores Hillary Clinton explica que EUA pretende ficar de “olhos abertos” em relação aos próximos movimentos do Irã. Já que este tem demonstrado pleno interesse em produzir combustível nuclear para revenda em outros países, entre outras tecnologias nucleares.
A comunidade internacional, com os Estados Unidos e Israel à frente, acusam o Irã de criar programas nucleares com fins armamentícios. A possibilidade de negociação entre esses países é grande, apesar do Irã querer impor muitas vontades, o que é muito importante já que EUA e Irã romperam relações em 1980 graças a Revolução Islâmica.
Mas apesar de todos os esforços estarem voltados as negociações o governo dos Estados Unidos está se prevenindo e “preparando o terreno” para “sanções muito fortes” que Hillary afirmou talvez serem “necessárias caso nossos esforços fossem rechaçados, o processo não prosperasse ou não tivessem êxito.


Paula Elaine Giovanella

domingo, 12 de abril de 2009

’Nova Era’’

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, anunciou que a transparência e o respeito à lei serão os marcos de sua presidência e começou a assinar as primeiras ordens executivas, que tomam medidas nesse sentido. ‘’Nova Era’’ tem como objetivo principal manter uma comunicação sobre as decisões tomadas pelo governo ao povo.
"As medidas marcam o começo de uma nova era de transparência aos Estados Unidos, espero que façam algo para tornar este governo mais confiável para o povo americano nos dias, semanas, meses e anos que virão", disse Obama.
Para o presidente, por muito tempo existiram muitos segredos que não eram necessários. Pois os Estados Unidos sempre impediu que determinadas informações fossem divulgadas, mas isso não significa que isso fosse necessário com todos os assuntos.
O novo presidente anunciou também o congelamento dos salários dos funcionários que ganham mais de US$ 100 mil, Obama comentou que é necessário já que a crise econômica está fazendo com que famílias americanas ''apertem os cintos''.
Amanda Hirt